segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Finalmente um curso!

Graças ao Domingos, um querido companheiro de oficinas e de danças, fiquei sabendo do curso de formação de focalizadores que está sendo promovido pela Roda de Danças Maria Sem Vergonha - http://rodamaria.org - e ministrado por William Valle.

Como no Brasil eu entrei nas danças de roda pela contramão, como focalizadora, fazia muito tempo - desde os meus tempos da Uni-Potsdam - que eu não entrava na roda sem conhecer as coreografias que iam ser dançadas. Além do conhecimento imenso transmitido pelo William - ele que reune características que o tornam ímpar no seu papel: profundo conhecedor da Música, possuidor de uma técnica e expressividade admiráveis, e mestre sensível e cuidadoso com aqueles a quem ensina - a primeira grande lição é a Humildade.
Humildade de entrar na roda sem saber, humildade de errar, de perguntar, de repetir. É a humildade inerente às crianças, que não se importam em não saber, apenas possuem a alegria de aprender, e para as quais o erro é apenas a oportunidade de tentar novamente. Essa humildade vai se perdendo à medida que crescemos. Vamos nos acostumando a "dominar" as habilidades que alegremente praticamos durante a infância, e quando mais tarde descobrimos habilidades que não possuímos, nos fechamos diante delas, as rejeitamos, e não nos damos a oportunidade de aprender. Cada participante de uma dança de roda é antes de tudo, humilde. Pois independente da sua vivência, entra na roda sem saber. Entra para ser igual aos outros, para aprender com os outros.
Aprender a ser feliz.


PS. O curso ainda está aberto a novos participantes. Quem perdeu o primeiro módulo pode participar da repetição que vai acontecer na segunda metade de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário